sábado, 5 de junho de 2010

1ª Escola do Design


Representa a perspectiva mais influente no processo de formação de estratégia propondo um modelo de criação de estratégia que procura manter uma concordância entre as capacidades internas e as possibilidades externas, ou seja, procura obter um ajuste essencial entre as forças e fraquezas internas da empresa com as ameaças e oportunidades externas de seu ambiente.
Propõe a estratégia como sendo um processo da concepção de uma idéia. A gerência sênior formula estratégias claras, simples e únicas, em um processo deliberado de pensamento consciente, que não é nem formalmente analítico nem informalmente intuitivo, de forma que todos possam implementar as estratégias.
Josiane Miranda

2 comentários:

  1. Temos como exemplo a Petrobrás, pois é uma empresa que utiliza Swot, tendo seu processo de planejamento estratégico formalizado. Seu objetivo é dar ênfase integrada ao controle de tangíveis e intangíveis da organização. Para isso desenvolve-se um mapa estratégico, com objetivos, esses objetivos por sua vez terão indicadores, esses indicadores terão metas e no complemento geral há um ciclo de projetos estratégicos que dão suporte desde a implementação à execução da estratégia.

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião, a escola do Design, representa um conjunto de todas as 10 escolas, pois conforme apresentado do conceito ela não é nem totalmente analítica, ou seja, formal e precisa matemáticamente, e nem totalmente intuitiva.
    É um tipo de estratégia clara, e de fácil compreensão, através de processos deliberados, pois todos podem participar de sua implementação.

    ResponderExcluir