sábado, 5 de junho de 2010

8ª Escola Cultural


A formulação da estratégia como um processo coletivo. A formação da estratégia é um processo de interação social, baseado nas crenças e nas interpretações comuns aos membros de uma organização.
A cultura organizacional está ligada à idéia de cognição coletiva caracterizada pela "mente da organização" expressada em crenças comuns que se refletem nas tradições, nos hábitos e nas manifestações mais tangíveis relacionadas à história, aos símbolos e até mesmo aos edifícios e produtos da empresa. Assim, a cultura seria responsável pela formação da estratégia e uma desencorajadora das mudanças estratégicas.
Mayane Alves

Um comentário:

  1. A empresa Nestlé é um exemplo no qual segue estratégias sobe orientação da Escola Estratégica Cultural.
    Começando pela cultura organizacional, com base nos princípios da empresa, que é seguido em todo mundo, traduzidos para mais de 40 idiomas, os princípios Nestlé de Gestão Empresarial orientam os colaboradores para que atuem conforme os Valores e a Missão da Companhia, considerando a legislação e os aspectos culturais e religiosos de cada país onde opera.
    A criação de valor sustentável em longo prazo para consumidores, acionistas, colaboradores, parceiros comerciais e sistemas econômicos.
    A atenção aos interesses dos consumidores, razão de sua existência;
    O entendimento de que a legislação é a defesa mais eficaz da conduta responsável;
    O respeito a todas as leis aplicáveis nos países onde estão representada esses compromissos permeiam os diversos temas sobre os quais a Nestlé mantém expressos seus padrões unificados de procedimentos.
    As práticas de negócio da Nestlé, desde sua fundação, sempre foram pautadas por integridade, honestidade, negociação justa e total cumprimento de todas as leis aplicáveis. Os colaboradores da Nestlé em todo o mundo têm vivido e sustentado esse compromisso em suas responsabilidades diárias desde então, tornando a reputação da empresa um importante ativo, assim de forma coletiva todos participam por um objetivo comum.
    Também a empresa Nestlé tem a base de seus produtos o símbolo do Ninho brasão da família de Henri Nestlé, isto é a cultura da empresa sobreposta em toda sua linha de produtos.

    Mayane Alves

    ResponderExcluir