sábado, 5 de junho de 2010

10ª Escola de Configuração


A escola de configuração é a última visão estratégica, esta estratégia é utilizada quando uma empresa salta de uma configuração para outra, ou seja, em certa fase de sua existência a empresa estabelece um equilíbrio, neste momento é necessária uma mudança na estratégia organizacional, chega o momento de processar, criar novas estratégias. Escola de Configuração nada mais é que um processo de transformação dentro da organização.


Silvia M. Hilário

2 comentários:

  1. Exemplo:

    Um visionário Roberto Sampaio Ferreira, há 60 anos percebeu o imenso potencial de um produto que começava ser fabricado nos Estados Unidos, era um produto importado, caro e pouco acessível. Estamos falando da lã de aço.
    Em 1948 - Fundou em São Paulo a Abrasivos Bombril, assim deu-se o inicio da fabricação de lã de aço no Brasil, o produto foi uma revolução no dia-a-dia das donas de casa, ficou conhecido como o produto de 1001 utilidades, pois além de polir panelas, limpava vidros, azulejos, ferragens. Inicialmente era vendido solto, daí a necessidade de ligar o produto à marca, o primeiro passo que o faria inesquecível, além da qualidade Bombril, passou a ser identificado com um selo vermelho com a marca Bombril.
    O segundo passo foi o investimento em marketing, muitas propagandas em rádio e televisão, promoções com a entrega de centenas de carros. A marca já estava consolidada no mercado, fixada na mente e no gosto dos brasileiros, podia se dizer que existam pessoas que não saibam o que era lã de aço, mas quando se falava em BOMBRIL, a marca era imediata ligada ao produto, como ocorre até hoje.
    A Bombril cresceu e incorporou outras empresas entre elas e mais conhecidas o sapólio radium, a Q”Lustro que mantinha 25% de lã de aço no mercado. Em 1978 ocorre a grande cartada, entra no ar a primeira campanha de publicidade que tornaria um ícone da publicidade mundial, o tipo de publicidade representava mudanças de comportamento, mudanças de valores, seguia um perfil acolhedor, falava direto ao publico, a partir dessa campanha as vendas chegaram à marca de 420 milhões de unidades vendidas. Aproveitando todo o sucesso iniciou-se a expansão de sua linha com a criação de novos produtos em diferentes segmentos como detergentes liquido (limpol), desinfetantes (Pinho e Kalipto). Amaciante (Mon Bijou), sabão em pedra e muitos outros.
    A sorte da empresa começa a mudar, quando seu capital é aberto desta forma passando a ter ações na bolsa, passa a chamar-se Bombril S/A. Começa a briga entre os três filhos de seu fundador pelo controle da empresa, no meio desta disputa surge o empresário italiano Sergio Cragnotti que levou a parte dos irmãos de Ronaldo, num curto espaço de tempo tornou-se sócio de Ronaldo, por fim arrematando a sua participação que não pagou. Na Itália, Sergio Cragnotti é acusado de calote e sofre intervenção do governo. A empresa passa à ser presidida por um interventor nomeado pela justiça.
    A marca que era conhecida pela sua linha de produtos perdeu o rumo pela má administração, entrou em declínio com a entrada de novos concorrentes, dentre eles a Assolan. No auge de sua crise quando foi instaurada a administração judicial, a Bombril sem credito na praça, com 12 pedidos de falência, mais de 500 títulos protestados e sem dinheiro até mesmo para honrar sequer os salários. O garoto- propaganda Carlos Moreno, tão conhecido por todos despedia-se da Bombril com a frase “toda vez que você usar um produto Bombril, você vai lembrar um pouquinho de mim”. Em 2006, faz uma volta triunfal provando que é o garoto propaganda mais querido do Brasil
    Há um ano e meio, Ronaldo Sampaio Ferreira, reassumiu o comando da companhia, promoveu uma faxina interna, lançou novos produtos, substituiu a diretoria, equacionou dividas e esta investindo nas linhas de montagem, esta faxina transformou-se em um lucro de R$ 90 milhões.
    A Bombril é uma empresa que apesar de ter passado por momentos críticos em sua historia possui 2 características exclusivas: o poder da marca e o enorme orgulho que os funcionários têm em trabalhar na empresa, evidenciada em várias pesquisas de clima.
    Hoje é a principal fabricante de lã de aço e uma das mais tradicionais empresas de produtos de limpeza domestica, com uma participação estimada em 70% do mercado de lã de aço. Tudo isso só foi possível devido ao valor atestado pelos seus consumidores.

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  2. Como vimos na empresa Bombril, seu Fundador o Sr. Roberto, utilizou-se de várias estratégias desde o primeiro momento. Porém foi quando Ronaldo, filho do fundador, retomou o controle administrativo da empresa, que a escola estratégica de Configuração entrou em ação, como visto no conceito da escola, que tem foco na revolução empresarial, Ronaldo fez uma faxina na organização, mudando completamente a estratégia empresarial, inovando com novos produtos no mercado, elegendo nova diretoria, parcelando dividas e investindo em novas tecnologias. Sendo assim, o renascimento da empresa com força e credibilidade no mercado, superando dividas e acumulando lucros, não deixando de lembrar que a credibilidade da marca no mercado fez toda diferença para esse recomeço com sucesso.

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