A escola do poder que focaliza a formação da estratégia como um processo de negociação que é dividido em duas dimensões: A primeira chama-se de micro poder e enxerga o desenvolvimento da estratégia dentro da organização como um fenômeno essencialmente político de modo que o processo formulatório envolve barganha, persuasão e confrontação entre os atores que dividem o poder na empresa. A segunda divisão dessa escola é designada de macro poder, esta visualiza a organização como uma entidade que usa seu poder sobre os outros e seus parceiros de alianças, realizando joint-ventures e outras redes de relacionamento para negociar estratégias coletivas de seu interesse.
A atuação da escola de Poder é baseada em dois aspectos bem estreitos, poder e política e que ganham maior ênfase na caracterização da formação de estratégia como um processo de influência. As “influências” sejam por parte da alta diretoria, dos gerentes de projetos, ou do próprio pessoal operacional, que muitas vezes tem alianças com outros setores, geram o alcance dos objetivos da organização.
O foco desta Escola está menos nas formações de estratégias do que nos processos que as originam no jogo de interesses, na disputa de poder, no papel das forças integradoras, enfim no processo que antecede à formação da estratégia – a definição dos objetivos ensejados e os resultados que beneficiam os grupos de interesse que atuam no processo político de condução da organização.
ResponderExcluirAbaixo seguem alguns exemplos da utilização da Escola do Poder em suas duas divisões (Macro e Micropoder) pela administração estratégica de algumas empresas.
ResponderExcluirMacropoder:
Exemplo Coca Cola: Acontece quando a empresa Coca cola lança um produto inédito no mercado, por exemplo, o lançamento da Coca-Cola Zero. A empresa exerce tamanha influencia no mercado, que faz com que a concorrência e empresas do mesmo grupo acompanhem esse desenvolvimento, lançando produtos similares no mercado.
Exemplo Emissoras de TV: Outro exemplo comum são as emissoras de TV, quando uma delas lança um programa inédito, geralmente outra emissora “copia” a idéia, e estréia um programa com perfil similar para concorrer à audiência. Como aconteceu quando a rede Globo programou a estréia do reality show Big Brother Brasil I em 2002. Na mesma época o SBT lançou o reality show da Casa dos Artistas, concorrendo à audiência no mesmo período.
Frase Macropoder: “Eu crio e os outros copiam“ (Silvia Mendes, 2010)
Micropoder:
Exemplo Coca Cola: Acontece na negociação que ocorre quando os projetistas da empresa se reúnem com a alta direção para aprovação de um novo projeto, como por exemplo a coca cola zero, os estrategistas tiveram que durante a negociação apresentar o produto, usar de persuasão para convencer a equipe que o novo projeto era viável, dentro da política da empresa, para alcançar a aprovação para produção em prol da lucratividade da empresa.