sábado, 5 de junho de 2010

As 10 Escolas


A partir da década de 70 os empreendedores mudaram seu ponto de vista quanto as estratégias empresariais, essas passaram a refletir nas dez escolas de planejamento estratégico, que são instrumentos utilizados pelas empresas para que possam atingir seus objetivos. A compreensão dos conceitos dessas escolas contribui para uma visão gerencial além dos processos formais de elaboração de estratégias.
Até essa época as estratégias eram vistas como um todo, uma única forma de planejamento, porém, afim de melhorar o entendimento e facilitar a execução por parte dos estrategistas, já que a criatividade abrange um campo extenso e as empresas muitas vezes se utilizam de diversas estratégias em prol de um único objetivo, foram desenvolvidas as 10 escolas de planejamento estratégico, cada uma com seu conceito e maneira de administrar o processo, proporcionando a sustentação metodológica direcionando o melhor caminho a ser seguido pela organização, visando otimizar o resultado estimado e atuando de forma inovadora e diferenciada.

As escolas são divididas em dois grupos:

Escolas prescritivas: visam como as estratégias devem ser formuladas, descrevendo fórmulas gerais para a criação das estratégias empresariais.

Escolas descritivas: visam como as estratégias são formuladas, focando suas observações e explicações nos diversos fenômenos que podem criar as estratégias empresariais.
Adriana Aguiar e Silvia M. Hilário

Nenhum comentário:

Postar um comentário